Ciências Contábeis, o curso das oportunidades, conheça esse universo que ultrapassa os números

0

Chegamos ao sexto texto da série “Conhecendo os cursos superiores”, Ciências Contábeis, um dos cursos com maiores perspectivas de mercado, conheça mais sobre esse universo que vai muito alem dos números e é conhecida como a “medicina das empresas”.


Quando alguém diz que vai cursar Ciências Contábeis ou simplesmente diz “Contabilidade” o que primeiro vem em sua mente? Para aquelas pessoas que não conhecem esse curso a primeira reação é aquela cara de espanto seguida daquela pergunta clichê:  “você gosta de matemática é?”. É ate compreensível pois a palavra contabilidade traz consigo um peso, pois ela remete a Contabilizar ou fazer contas se preferir assim, contudo ao longo desse texto tentarei desmistificar esse “pré-conceito” criado com o curso de Ciências Contábeis e mostrar que não é apenas matemática e que ele vai muito além disso.

O curso de bacharelado em Ciências Contábeis está hoje entre os mais procurados no Brasil, e diferente do que a maioria das pessoas acreditam Contabilidade não é uma ciência exata, mas sim entendamos que de fato trata-se de uma Ciência Social Aplicada, pois, apesar do uso de números e, em alguns casos, de Matemática Aplicada e Estatística (casos mais específicos) por exemplo, as Ciências Contábeis objetivam informar com precisão determinados dados que, destinados a gestão das organizações, impactam diretamente no meio social, isso quer dizer que a contabilidade trabalha para a sociedade, ou seja, me desculpe por acabar com as suas convicções mas dizer que Ciências Contábeis é uma ciência exata é tão errado como afirmar que saci pereré existe,

O Curso

Tendo explicado (ou tentado) o por que Ciências Contábeis não é ciência exata, vamos tratar um pouco do curso em si, a graduação em Ciências Contábeis tem duração de 4 anos se for diurno e 5  anos se for noturno, dentro do universo do curso o aluno terá a oportunidade de conhecer mesmo que de forma rápida áreas como direito, administração e economia, irá estudar a “saúde” financeira das empresas, desde uma multinacional como a Coca-Cola ate o mercadinho do seu Zé na esquina da sua rua,  e terá uma percepção de como essas empresas mesmos tão diferentes tem algo em comum, elas não poderiam sobrevier sem fazer contabilidade, durante o curso o estudante tem a oportunidade de participar de projetos como as empresas JR, que levam os alunos para a realidade do mercado, onde eles irão desenvolver atividades praticas na área contábil, além das varias oportunidades de estágios práticos e remunerados que o estudante de Ciências Contábeis terá durante sua formação acadêmica, a grade curricular do curso tem uma mescla de disciplinas mais teóricas como, sociologia, teoria da contabilidade e contabilidade internacional e varias outras mais praticas como Contabilidade I, II, III E IV, além de estatística, e matemática financeira, ou seja, você não precisa ser um amante de matemática para gostar de contabilidade, você só precisa ter atenção e gostar de estudar, o curso de ciências contábeis exige do aluno apenas dedicação, e é claro ter pelo menos o conhecimento básico em matemática também, o curso também traz uma parte de informática, além de outras disciplinas que são ramificações da contabilidade como Auditoria e Pericia.

 

Leia também:

Serviço Social, desfazendo velhos conceitos, saiba um pouco mais sobre esse curso e suas áreas de atuação

História, conheça mais sobre o curso que vai fazer você ver o mundo de outra forma

Pedagogia. “O que é isso?” Descubra mais sobre um dos cursos mais procurados do País

Bacharelado em Farmácia, conheça um pouco mais sobre o curso das formulas do sucesso

Conheça um pouco mais sobre o curso Letras Português

Exame de Suficiencia

Acredito ter feito uma ótima escolha ao decidir estudar Contabilidade, pois hoje estou a ponto de me formar e as perspectivas de mercado de trabalho se expandem a cada dia, o bacharel em ciências contábeis após sair da universidade deve se submeter ao exame de suficiência do CFC ( Conselho Federal de Contabilidade), uma prova de multiplica escolha com 50 questões onde o candidato deve obter no mínimo 50% de pontuação para ficar apto a receber sua carteirinha do conselho e poder atuar de forma legal como Contador.

Sou Contador onde posso atuar?

Desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, o mercado para esse bacharel tem se mantido aquecido. Outros fatores que elevam a procura são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o bacharel para trabalhar na área tributária e na tesouraria. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. Os setores de controladoria e de auditoria ganham importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento e para reduzir riscos e fraudes. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público. O mercado valoriza profissionais com visão gerencial e capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. O domínio do inglês é um diferencial. Há vagas em todo o país.

Falando de forma pessoal, atualmente curso o 9ª período do curso estou a um semestre de me formar e diante de tantas opções ainda não tenho convicção de o que vou fazer ao sair do bacharelado, a única certeza que tenho é que o Curso de Ciências Contábeis foi uma ótima escolha que fiz, e digo que aqueles que estiverem pensando em optar por esse curso afirmo que não irão se arrepender.

Roberto dos Santos (Betinho Santos) Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Share.