Enfermagem, descubra um pouco mais sobre o curso que forma heróis

0

Na nona publicação da série “conhecendo os cursos superiores” que o Portal Araçagi lançou para ajudar a quem ainda tem duvidas em qual curso vai depositar suas esperanças, a graduanda e enfermagem Tamires Carlos traz um pouco desse universo regrado a dedicação e amor.



Oque é Enfermagem?

A Enfermagem é ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, cuja especificidade é a assistência e o cuidado ao ser humano.

O enfermeiro é um profissional de nível superior, com competência técnica, cientifica e humana; responsável pela equipe de enfermagem. É indispensável em todos os setores de um hospital, desde a UTI até a psiquiatria. E o melhor é uma ampla área para atuação, você pode escolher onde trabalhar, a área que se destaca melhor.

Bom, eu costumo dizer que não escolhi a enfermagem, ela que me escolheu, pois assim como todo o adolescente, sempre tive duvidas de qual curso escolher, e em meios de tantos outros, sempre quis a área da saúde, ela me encanta. Amo pessoas, amo proteger, aquela sensação de está ajudando alguém é algo incrível, fora do normal. Então ganhei a bolsa parcial do PROUNI pelo ENEM para ingressar entre três cursos: Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE. E aí o coração bateu mais forte pela “Arte do Cuidar.” Escolhi a Enfermagem e hoje não me vejo em outra área, sou apaixonada. Estou no 7º período, enfrento diariamente aproximadamente 90km/h até a faculdade. Hoje me encontro estagiando e me vendo na área que sempre quis. É uma experiência incrível, a cada dia nos deparamos com um caso, com um sorriso de agradecimento, aquela sensação de poder ajudar a quem precisa definitivamente não tem preço.

O Curso de Enfermagem no UNIPE, tem duração de 4 anos (8 períodos ) com carga horaria de 260 horas.

Grades curriculares: Anatomia I, II, aplicada; Comunicação e Expressão; citologia e histologia; sistema de informação e saúde; sociologia; bioquímica; embriologia e genética; ética; farmacologia; fisiologia; processo do cuidar I,II ; parasitologia; patologia; sociologia I,II; bioestatística; biossegurança; epidemiologia; farmacologia I; farmacologia aplicada;  gerenciamento; microbiologia; nutrição; saúde coletiva; saúde da família I, II;  semiologia I; semiologia II; saúde da criança e do adolescente; saúde da mulher; saúde do adulto e idoso; saúde do trabalhador; auditoria; enfermagem dermatológica; exames e imaginologia; processo do cuidar; saúde da mulher e do RN; saúde mental; metodologia; saúde da criança; unidades complexas.

A Enfermagem não se limita aos trabalhos em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, em que o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. É um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial, na área educacional, áreas como geriatria, pediatria, dermatologia e oncologia possuem uma grande demanda na área.

Tamires Carlos Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE

 

Share.