Exagerou no Réveillon? Confira como amenizar os efeitos da ressaca

0

Você teve uma noite incrível. Aproveitou com os amigos, familiares, se divertiu. Ou então, nem teve uma noite tão boa assim, mas duas coisas unem essas duas possíveis realidades: você bebeu – e bebeu mais álcool do que deveria. O dia de hoje mostra isso, a sua cabeça dói, o estômago e o intestino não estão legais e, possivelmente, você está desejando ter maneirado um pouco ontem, mas não dá para fazer isso mais. Entretanto, há, sim, como curar ressaca.

Não é de hoje que as pessoas exageram no álcool e sentem os sintomas desagradáveis da ingestão excessiva da bebida, mas ainda há muita dúvida e muitos mitos sobre como curar ressaca. Por exemplo, você sabia que o café pode não ser a melhor solução para a sua ressaca?

De acordo com o endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e mestre em endocrinologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o café ajuda, sim, a melhorar a fraqueza da ressaca e a indisposição, mas a bebida deve ser usada com moderação, já que não vai hidratar a pessoa, algo que é essencial após a ingestão de álcool. Mesmo assim, o especialista explica que uma xícara de café e uma aspirina podem tornar menos dolorosa a manhã pós-bebedeira.

Já a água de coco pode ser o remédio de como curar ressaca que você realmente estava procurando. “É um dos melhores reidratantes naturais do qual dispomos. Ela é rica em potássio, sódio, magnésio e sais minerais, portanto, é um repositor excelente do status de hidratação corporal. Quando ingerida durante o período de uso de bebida alcoólica, intercalado com o álcool, e nas próximas 24h após ingestão de bebida alcoólica, ajuda bastante a reduzir os sintomas de ressaca como dor de cabeça, náuseas, prostração e fraqueza.” 

A água de coco é um remédio porque ajuda a tratar dos sintomas de um mal, neste caso, a ressaca. Entretanto, não é um medicamento, já que não foi elaborada após estudos, por especialistas. É algo natural, como a própria água, que também pode servir como remédio.

Agora, quando se fala em medicamentos, como os analgésicos, é melhor tomar cuidado. “Se o indivíduo se hidratar bem e, mesmo assim, tiver dor de cabeça ou náuseas, deve consultar um médico para receber prescrição de um analgésico ou um anti-emético, remédio para náuseas e vômitos. Os medicamentos que são vendidos para curar ressaca normalmente contém ginseng ou algum revigorante, guaraná ou cafeína, além de dipirona ou paracetamol e um anti-emético em sua composição. Não aconselho auto-medicação”, afirma o endocrinologista.

Mas se você não quiser ficar apenas no café, água e água de coco, pode também apostar em outros remédios naturais. Segundo o especialista, sucos ricos em vitamina C, como acerola, kiwi, tangerina, laranja e limão são poderosos antioxidantes e ajudam a diminuir os efeitos da ressaca. “Alimentos como canela, mate natural e chocolate quente também são úteis para melhorar a disposição e evitar piora da dor de cabeça, mal-estar e astenia [diminuição da força física]. Gengibre, alho e cúrcuma são anti-inflamatórios naturais e podem também ser úteis nessas ocasiões.”

Fonte: ig

Share.