Falta de planejamento ou crise financeira? O que justifica o atraso e o silêncio sobre a conturbada festa em Araçagi

0

Após a virada do ano, e as festividades proporcionadas por ele, é quase que de forma unânime uma dúvida. Haverá ou não festa em Araçagi? E se houver, quando será divulgada? Contudo, segue sem data definida e este evento que geralmente ocorre no mês de fevereiro, mas no ano anterior ocorreu concomitantemente com a festa religiosa, não há indícios de realização.

A prefeitura municipal de Araçagi segue em total silêncio sobre a realização do evento, e as famosas especulações surgem como uma forma de divertimento e irritação a população da cidade gerada pela enorme expectativa que o evento produz a cada dia que passa sem noticias ou afirmações.

Os festejos da parte religiosa da Festa de São Sebastião tem seu início no dia 19 de Janeiro com a tradicional carreata saindo da Agrovila Tainha e encerra no dia 28 de Janeiro com procissão e a missa solene, além realização do show religioso com a banda “Colo de Deus”.

Alguns munícipes acreditam que a festa profana poderá promover um retorno econômico e cultural ao município, gerando empregos provisórios, turismo e apoios culturais, além de alavancar o nome da cidade no brejo e litoral do estado. Outros, mais céticos, acham e acreditam que o dinheiro publico gasto com o evento deveria suprir as deficiências genéricas inerentes ao município, tais como hospital, transporte, segurança, salários, entre outros.

Atualmente, a prefeitura alega poucos recursos para a manutenção da realização e garantia dos serviços públicos oferecidos pelo município e com isso, a iminente ameaça da eventual não realização do acontecimento tradicional que é a homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião.

Até a noite desta sexta-feira (12), de certo, apenas a programação religiosa e a atração “Colo de Deus” foram confirmadas. Já a festa profana segue indefinida, ou ao menos não oficializada pela gestão atual do município de Araçagi.

Por Jéferson Procópio 

Share.