História, conheça mais sobre o curso que vai fazer você ver o mundo de outra forma

0

Antes de mais nada, quero, rapidamente, reforçar minha fala com relação a importância desta série do Portal Araçagi “Conhecendo Curso Superiores”. Pois, além do seu papel no campo informativo e educativo, por aqui, estão sendo trazidas falas, experiências, sonhos de homens e mulheres que assim como estes que estão indecisos, também não tinham uma direção certa a percorrer quando eram questionados sobre qual curso escolher.


 

A escolha por determinados cursos, por vezes, sofrem diversas influências externas, seja do que é mais atrativo para o mercado de trabalho, talvez algo planejado, idealizado pelos pais ou simplesmente porque a sua condição financeira não permite que você alce voos mais altos. Portanto, vale salientar que apesar dos pesares a mínima identificação possível que seja com o curso que você pretende, faz-se sempre necessária, o que não foi meu caso, ao menos de início. Adentrando de fato, no curso em destaque nessa edição, confesso que escolhi História na UEPB – Campus III – Guarabira-PB, porque era no meu pensamento precipitado e errôneo da época o mais “fácil” de ser aprovado, além do fato de ser de um Campus próximo à minha cidade, ou seja, nada de vocacional na escolha.

De frente com a realidade e todo encantamento em carregar a responsabilidade e ao mesmo tempo o privilégio em ser um universitário, confesso que foi amor à primeira vista. O curso apesar de exigir uma carga de leitura muito intensa, faz com que a quantidade de material seja amortecida pela qualidade em meio a quebra de paradigmas que os conteúdos oferecem. Até brinco, que o curso de História, deveria ser obrigatório, pois, foi algo fundamental na minha vida e de outros colegas, quando no desenvolvimento de uma nova leitura de mundo, descolonizando o presente e questionando sempre sobre o que está posto como intocável por instituições até milenares. O curso de História potencializa o senso crítico, quebra amarras, tira a invisibilidades de sujeitos excluídos historicamente, existentes ainda hoje, aos montes, apenas com uma nova roupagem, inseridos na contemporaneidade. Além desses fatores, o mercado de trabalho também oferta algumas opções que podem ser ocupadas pelos que optam pela Licenciatura em História.

Confiram algumas informações sobre o Curso de História: Regime Escolar: Seriado Semestral com duas entradas Carga horária total do curso: 2.810 horas Turnos de funcionamento: vespertino e noturno Duração do Curso Turno Diurno: 8 semestres Turno Noturno: 9 semestres Campo de atuação profissional: O profissional licenciado em História, na perspectiva de formação aqui proposta, estará apto a atuar em diversas áreas/espaços relacionadas ao Ensino e Pesquisa do conhecimento histórico. A saber: Ensino Fundamental, Médio e Superior de Instituições Públicas e Privadas. Nas de nível superior poderá atuar em Cursos específicos de História e/ou de áreas correlatas, que ofereçam componentes curriculares de conhecimento histórico. Núcleos/Fundações/Agências de Pesquisa; Arquivos, Museus, Curadorias e órgãos ligados à preservação e difusão da História, da Memória e Patrimônio Cultural, públicos ou privados, incluindo Organizações Não Governamentais (ONG’S). Assessorias a empresas, órgãos ou agências ligadas à produção midiática _ Publicidade, Cinema e demais meios de comunicação de massa. Editorias de livros, jornais e revistas especializados. Assessorias às empresas e/ou instituições ligadas ao Turismo. Linhas de pesquisa: O equilíbrio entre Ensino, Pesquisa e Extensão depende da dinâmica da oferta curricular em consonância com as Linhas de Pesquisa e com a área de Ensino, em particular os Estágios Supervisionados. As Linhas de Pesquisa contemplam as diferentes grandes áreas e abrem horizontes plurais de objetos, problemas e abordagens de estudo, em compasso com a especialização e atuação do nosso quadro de professores orientadores. São elas: Historiografia, Literatura e Mídia; História, Política e Relações de Poder; História, Trabalho e Economia; História e Estudos Culturais: Etnia, Crença, Gênero e Sexualidade; História, Memória e Cotidiano; História, Ensino e Currículo; História Cultural e Cidade.

Carlos Silva, Graduando em História pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Share.