Programa oferta bolsas de estudos para professores da Paraíba nos EUA

0

Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com apoio da Fulbright. O programa oferece até 479 bolsas de estudos e são, pelo menos, 17 por estado. As inscrições vão até o dia 15 de julho e podem ser feitas no site do programa.

A seleção será em quatro fases, todas de caráter eliminatório. A primeira fase será a de verificação da consistência documental e análise técnica, a segunda vai ser um exame de pró-eficiência, a terceira análise do mérito e a quarta e última fase uma reunião conjunta. Confira o edital completo.

Os cursos têm duração de seis semanas e serão ministrados em uma universidade nos EUA. Além de financiar o curso, a bolsa cobre os gastos com alojamento, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas de ida e volta do Brasil, materiais do curso e auxílio de 500 dólares. Qualquer professor da rede pública paraibana de ensino básico que lecione inglês pode se inscrever.

Para poder participar da seleção, os interessados devem preencher alguns requisitos básicos como possuir nacionalidade brasileira. No caso de estrangeiro, ser residente no Brasil com visto permanente; ser professor concursado e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição e até a implementação da bolsa; realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP, conforme edital do programa e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo.

Fonte: G1

Share.